Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Aposentadoria para quem trabalhou em Atividade Especial até 28/04/1995, você tem esse direito?

Quem atuou em Atividade Especial até o dia 28/04/1995 possui uma enorme vantagem na hora de solicitar a Aposentadoria,saiba por que e descubra se você possui este Direito.

Quem atuou em Atividade Especial até o dia 28/04/1995 possui uma enorme vantagem na hora de solicitar a Aposentadoria, saiba por que e descubra se você possui este Direito.

Pois bem! Até esta data limite, 28/04/1995, estavam em vigor os Decretos 53.831/64 e 83.080/79. Por meio desses atos normativos ficou estabelecido que a forma de identificar se uma Atividade era Insalubre ou Perigosa era por meio da Profissão.

Então, no anexos destes Atos Normativos, foram estabelecidas quais as Profissões estavam expostas à Insalubridade, Periculosidade, qual era o grau e o tempo necessário de contribuição para se Aposentar.

Qual a diferença para quem tinha Direito a Aposentadoria Especial antes e Após 28/04/1995?

Antes, por existirem esses Decretos que já determinavam as profissões, bastava que a pessoa comprovasse a sua profissão para se Aposentar.

Se você é Empregado, por exemplo, basta comprovar sua profissão através da sua carteira de trabalho.

Isto torna extremamente fácil a obtenção da Aposentadoria Especial.

Após 28/04/1995 o critério mudou e ficou mais difícil para o trabalhador se Aposentar pela modalidade Especial.

Pela nova regra, para se Aposentar pela modalidade Especial é necessário identificar não através da profissão, mas sim por meio de um documento, a interferência dos agentes nocivos e perigosos no seu dia a dia de trabalho.

Fazer essa comprovação é muito mais complicado, tendo em vista que existe um documento específico para isso (hoje é o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário) e ele indica a interferência dos Agentes Insalubres e Perigosos no ambiente de trabalho.

Desta forma, quem trabalhou em Atividade Especial até 28/04/1995 deve buscar seus direitos para se Aposentar pela modalidade Especial ou utilizar este tempo para se Aposentar pela modalidade Comum.

Quando o tempo Especial é convertido em Comum ele poderá valer, no mínimo, 20% a mais para as mulheres e 40% a mais para os homens.

Não abra mão dos seus Direitos antes de conhecê-los, clique no link abaixo e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas Previdenciárias.

https://materiais.aposentadoriadoinss.com.br/servidor-público-atendimento

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações179
  • Seguidores72
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações137
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aposentadoria-para-quem-trabalhou-em-atividade-especial-ate-28-04-1995-voce-tem-esse-direito/806117526

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)