Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Prova de Vida para Aposentados que estão no Exterior

Para todos os segurados que vivem fora do Brasil e que recebam benefícios previdenciários também é necessário que seja feita a Prova de Vida.


Para todos os segurados que vivem fora do Brasil e que recebam benefícios previdenciários também é necessário que seja feita a Prova de Vida.

Não existe empecilho para fazer essa comprovação mesmo o segurado residindo ou passando uma temporada fora do país.

A Prova de Vida é necessária para que seja feita a comprovação de que aquele segurado está vivo e em condições de continuar recebendo o benefício previdenciário.

A Portaria 1.062/2020 foi criada pelo INSS e já está em vigor trazendo a possibilidade de fazer a prova de vida através de biometria facial, acessando os seus dados no portal do MEU INSS.

Para isso será necessário que o beneficiário baixe o aplicativo do MEU INSS, faça o cadastro prévio e após faça o reconhecimento facial pelo celular.

Feita a prova de vida pela biometria facial não será necessário adotar quaisquer outros procedimentos.

No entanto, os segurados que não adotarem a biometria facial têm outras opções, para fazer a prova de vida. Nesses casos será necessário o envio de documentação pelas seguintes formas:

a) Encaminhar a documentação para a Agência de Acordos Internacionais responsável pelo acordo com o país de residência do beneficiário,

No Anexo da Resolução nº 295/PRES/INSS, você poderá conferir os locais de recebimento conforme cada país signatário do acordo.

b) Encaminhar a documentação para Coordenação-Geral de Pagamentos e Gestão de Serviços Previdenciários - CGPGSP da Diretoria de Benefícios para os residentes em países com os quais o Brasil não mantém Acordo Internacional de Previdência;

c) Ou, por fim, encaminhar os documentos através do portal online MEU INSS.

Nesse último caso, vale ressaltar que deverá ser acompanhado do envio dos documentos em original de acordo com a opção A ou B.

Hoje, a forma mais prática de fazer a prova de vida é através da biometria facial, pois não se exige o envio de documentação e basta que o segurado faça o cadastro no aplicativo oficial do MEU INSS.

Vale lembrar que para fazer este cadastro será necessário confirmar vários documentos e dados pessoais, portanto utilize o seu aparelho e faça o download do aplicativo oficial MEU INSS (Governo do Brasil).

Não abra mão dos seus direitos antes de conhecê-los, CLIQUE AQUI e solicite um atendimento com a nossa equipe especialista em causas previdenciárias.

Este artigo foi redigido por Laura Fernandes, OAB/MG 172.171.

  • Sobre o autorAdvogado
  • Publicações179
  • Seguidores72
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações68
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/prova-de-vida-para-aposentados-que-estao-no-exterior/1116138032

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)